SEJA BEM VINDO (A)

Participe,vote, comente e faça desse espaço um espaço de democracia mas faça sempre o uso do bom senso e exerça sua cidadania.

"Correndo o risco de parecer ridículo, deixem-me
dizer-lhes que o verdadeiro revolucionário

é guiado por grandes sentimentos de amor."

CHE GUEVARA

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pra fechar a noite...

Só vou postar pq nem precisa comentar!!!


“A necessária reforma política que nós precisamos fazer não é para colocar os políticos acima da Justiça. Aliás, é para ajudar a colocar a política nos trilhos da justiça econômica, social e da ética”.

A fala é da senadora Marina Silva (AC), pré-candidata do PV à Presidência, ao comentar as declarações de Lula sobre a Justiça Eleitoral. Cabe apenas um adjetivo para a sua declaração: “Irreparável”.

“Não podemos ficar subordinados, a cada eleição, ao juiz que diz o que a gente pode ou não fazer”, discursou Lula. COMO ASSIM?!!!!!!!!!!

Lula e Getúlio : Pais dos pobres com uma pitada de Mussolini ( Ditadura?!!!) Não que isso...

Avisem a ele que como cidadão tb deve responder a justiça e seguir as leis, a não ser que sejam ditadores né?

sexta-feira, 9 de abril de 2010 | 5:11

No Estadão:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem pela primeira vez de um ato político de apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) desde que ela deixou o governo, há nove dias, e criticou a Justiça Eleitoral. Na abertura do encontro do PC do B, Lula afirmou que ninguém pode ficar esperando, a cada eleição, mudanças na lei e garantiu que fará “campanha na rua” para Dilma.

Não podemos ficar subordinados, a cada eleição, ao juiz que diz o que a gente pode ou não fazer”, discursou Lula, que cancelou reunião com a Comissão de Ética da Presidência, na noite de ontem, para ir ao ato de apoio do PC do B à ex-ministra da Casa Civil. “Não podemos permitir que nosso destino fique correndo de tribunal para tribunal.”(…)

A candidata do PT também deu uma estocada indireta no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao pregar uma ampla mobilização da família - e principalmente das mães - contra as drogas. “Não há lugar mais para charme traiçoeiro do falso liberalismo que se contenta com a descriminalização das drogas”, disse. Em mais de uma ocasião, Fernando Henrique defendeu a descriminalização do porte da maconha para consumo pessoal, embora considere seu uso danoso.

MULTA
Apesar de dizer que precisava tomar cuidado com as palavras porque já fora multado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula se comportou como fiador da candidatura de Dilma à sua sucessão. Em seu discurso, tratou a candidata do PT como se ela já estivesse eleita.

“Eles pensam que eu sou duro nas negociações? Vão ver quando a Dilminha chegar lá”, afirmou, numa alusão à defesa veemente que faz da reforma da Organização das Nações Unidas (ONU).

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ Reinaldo azevedo

Qta semelhança...

quarta-feira, 7 de abril de 2010


Qualquer semelhança entre as imagens acima não é mera conscidência.

A forte chuva foi causada pela passagem de uma frente fria, de acordo com o Climatempo, e superou o recorde de precipitação de 1966. Em 14 horas, choveu 288 milímetros, volume maior do que a 44 anos, quando foram 245 milímetros em 24 horas
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=24891&codp=104&codni=3

terça-feira, 6 de abril de 2010

Momento crítico na nossa cidade!!

Coração Apertado



Quanto profissional que cuida de acervo e valoriza a memória me emocionei ao ler essa notícia...Espero que o Espaço de Memória que eu cuido não tenha alagado tb.

06/04/10 - 17h05 - Atualizado em 06/04/10 - 17h05

Água da chuva alaga museu com oito mil obras na Zona Oeste
Administração diz que não consegue avaliar danos.
Previsão é de mais chuva durante a tarde.

Do G1, em São Paulo e no Rio
Tamanho da letra
A- A+
A água da chuva, que atinge o Rio desde a tarde de segunda-feira (6), invadiu as galerias do Museu Casa do Pontal, de arte popular do Brasil, localizado no Recreio, Zona Oeste do Rio.


Galerias do Museu do Pontal ficaram alagadas com a chuva. (Foto: Museu do Pontal)

A administração do museu diz que ainda não é possível avaliar as proporções dos danos causados ao acervo e às instalações do museu, mas adiantou que a situação é grave.

Foto: Museu do Pontal Acervo do museu ficou prejudicado (Foto: Museu do Pontal) Desde as primeiras horas da manhã, funcionários e prestadores de serviços trabalham no museu para reparar od danos. O local conta com mais de oito mil obras. A maior parte do acervo é composta por obras raras, cujos autores já faleceram.

Roma Antiga - Memórias, lembranças e recordações.



Queria muito que uma exposição dessas chegasse no Brasil. Uma campanha em prol da difusão de mais cultura seria ideal...

Exposição mostra corpos de vítimas de erupção em Pompéia
Especialistas usaram gesso para conservar esqueletos dos mortos pelo vulcão Vesúvio, em 79 AC.
05 de abril de 2010 | 9h 30


Uma exposição na Itália mostra os corpos de vítimas da erupção do vulcão Vesúvio sobre a cidade italiana de Pompéia no dia 24 de agosto de 79 d.C.
Reprodução/BBC Esqueletos conservados em gesso vêm de erupcão ocorrida no ano 79 A cidade e o povoado vizinho de Herculano forma cobertos por uma mistura de lama, pedras e cinzas. Estima-se que entre 10 mil e 25 mil pessoas tenham morrido após a erupção.
Pompéia foi como que "congelada" no tempo. A quantidade de cinzas e rocha vulcânicas expelidas pelo Vesúvio foi tamanha que os residentes e os animais da cidade foram mortos instantaneamente.

São essas figuras, formadas pelos restos dos corpos fossilizados e cobertos com gesso, que compõe a exposição aberta no Antiquário de Bocoreale, a cinco minutos de carro do sítio arqueológico de Pompéia.
Alguns corpos revelam detalhes impressionantes. Em uma cabeça, é possível ver a dobra do lenço usado para proteger o rosto das cinzas.

“Até agora, essas figuras estavam dispersas em Pompéia ou em outros museus ao redor do mundo”, disse Grete Stefani, a organizadora da exposição. “Elas nunca foram vistas juntas.”

Escavações:Os arqueólogos encontraram 1.150 corpos em Pompéia, mas muitos deles estavam danificados demais para serem preservados. Pelo menos um terço da cidade ainda não foi escavado.O processo de escavação e preservação dos corpos em gesso vem ocorrendo desde o século 19.As autoridades decidiram realizar a exposição em parte por causa da falta de conhecimento sobre as figuras.

“Muitos visitantes que vêm a Pompéia acreditam que se trata de esculturas, do trabalho de artistas”, disse Grete. “Mas eles são os restos de pessoas de verdade.”

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.Tópicos: pompéia, vesúvio, gesso, vulcão, erupção, itália.
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,exposicao-mostra-corpos-de-vitimas-de-erupcao-em-pompeia,533856,0.htm

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Onde se encontra a História?




"Mesmo que julgássemos a história incapaz de outros serviços, seria certamente possível alegar em seu favor que ela distrai (...) Pessoalmente (..) a história sempre me divertiu muito" (BLOCH, 1997: 77)

Sempre leio essa frase para meus amigos e alunos principalmente no primeiro dia de aula, uma frase que se mostra cada vez mais atual frente as inovações do nossa sociedade.
Pergunto a eles onde se encontra a História, eles me respondem: "Nos livros, em museus ou na cabeça dos professores" Eu digo a eles que a História está em TODO LUGAR!! Está em nós, com tudo aquilo que aprendemos e transmitimos. No shopping quando vamos passear e acabamos visitando uma exposição que fala sobre o Egito e Terra Santa (Como aconteceu ano passado no Iguatemi Rio) Está nas lojas Americanas e Casa & Vídeo no local onde estão expostos os DVDs...

Ah!!! Qts Qts DVDs...Posso enumerar pelo menos uns 10 que tenho em casa: GLADIADOR, SPARTACUS,A CULPA É DO FIDEL, TRÓIA, MARCO PÓLO,AMISTAD,NELSON MANDELA, AS DUAS TEMPORADAS DE ROMA DA HBO,O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS,10 MIL ANOS A.C. etc... E confesso que eles me divertem muito.

Sem falar das exposições, peças e filmes em cartaz! Nesse Blog vou postar muita História, aliás, muitos pitacos historiográficos em filmes, livros, peças, que muitas vezes pensamos não ter relação nenhuma com nosso imenso e rico passado mas são riquíssimas em informação e conhecimento para o nosso crescimento intelectual. Termino esse post com um pensamento de um historiador medievalista que nos deixou uma importante contribuição no que se refere ao valor da História hoje.


"E Para que serve a história? A história é, antes de tudo, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas também é verdade que a história sempre desempenhou uma função ideológica, que foi variando ao longo."
(Georges Duby (1919-1996)