SEJA BEM VINDO (A)

Participe,vote, comente e faça desse espaço um espaço de democracia mas faça sempre o uso do bom senso e exerça sua cidadania.

"Correndo o risco de parecer ridículo, deixem-me
dizer-lhes que o verdadeiro revolucionário

é guiado por grandes sentimentos de amor."

CHE GUEVARA

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Onde se encontra a História?




"Mesmo que julgássemos a história incapaz de outros serviços, seria certamente possível alegar em seu favor que ela distrai (...) Pessoalmente (..) a história sempre me divertiu muito" (BLOCH, 1997: 77)

Sempre leio essa frase para meus amigos e alunos principalmente no primeiro dia de aula, uma frase que se mostra cada vez mais atual frente as inovações do nossa sociedade.
Pergunto a eles onde se encontra a História, eles me respondem: "Nos livros, em museus ou na cabeça dos professores" Eu digo a eles que a História está em TODO LUGAR!! Está em nós, com tudo aquilo que aprendemos e transmitimos. No shopping quando vamos passear e acabamos visitando uma exposição que fala sobre o Egito e Terra Santa (Como aconteceu ano passado no Iguatemi Rio) Está nas lojas Americanas e Casa & Vídeo no local onde estão expostos os DVDs...

Ah!!! Qts Qts DVDs...Posso enumerar pelo menos uns 10 que tenho em casa: GLADIADOR, SPARTACUS,A CULPA É DO FIDEL, TRÓIA, MARCO PÓLO,AMISTAD,NELSON MANDELA, AS DUAS TEMPORADAS DE ROMA DA HBO,O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS,10 MIL ANOS A.C. etc... E confesso que eles me divertem muito.

Sem falar das exposições, peças e filmes em cartaz! Nesse Blog vou postar muita História, aliás, muitos pitacos historiográficos em filmes, livros, peças, que muitas vezes pensamos não ter relação nenhuma com nosso imenso e rico passado mas são riquíssimas em informação e conhecimento para o nosso crescimento intelectual. Termino esse post com um pensamento de um historiador medievalista que nos deixou uma importante contribuição no que se refere ao valor da História hoje.


"E Para que serve a história? A história é, antes de tudo, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas também é verdade que a história sempre desempenhou uma função ideológica, que foi variando ao longo."
(Georges Duby (1919-1996)

3 comentários:

  1. Esse feriado li um livro pra monografia chamado 'O livro no Brasil'. História, história, história. hahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tb recomendo o filme gladidor!!! muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou professor de Educação Física e trabalho todo bimestre algum filme com minhas turmas, contextualizando questões políticas, culturais, sociais e históricas. Há um projeto, chamado TELA CRÍTICA, que publica artigos sobre filmes, bem bacana. Há muitos desenhos animados interessantes que enfrentam a naturalização da ordem social, como FormiguinhaZ, Monstros SA, Vida de Inseto, a Fuga das Galinhas, a Revolução dos Bichos, Tá dando onda... Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir